E.M.E.F. MARIA DA GLÓRIA R. PAIXÃO
PROFESSOR: WAGNER VULCÃO
ALUNO:---------------------------------
ATIVIDADE DE REVISÃO
1- Quantas unidades o algarismo 8 representa em cada um dos seguintes números?
a) 39 486 d) 8 116 534
b) 28 119 e) 134 865
c) 42 638 f) 284 059
2- Dado o número 58 216, complete:
a) O algarismo que ocupa a posição das dezenas é: _______
b) O algarismo que ocupa a ordem das unidades de milhar é________
c) A ordem ocupada pelo algarismo 5 é _______
3) Escreva o número formado por:
a) seis centenas + duas dezenas + nove unidades__________________
b) duas unidades de milhar + oito centenas + nove dezenas + cinco unidades_________
c) três dezenas de milhar + uma unidade de milhar + seis dezenas + três unidades _____
d) cinco centenas de milhar + quatro centenas + seis unidades ________
4- Decomponha os números a seguir:
a) 935
b) 5 263
c) 23 068
d) 140 707
e) 3 003 003
5- Usando os algarismos 1 e 7, escreva todos os números possíveis com três algarismos.
6- Complete a tabela:
| ||||||||
antecessor
| ||||||||
Número natural
|
99
|
110
|
500
|
1 011
|
3 020
|
10 100
|
30 000
|
50 610
|
sucessor
|
9- Calcule o valor de a+b, em cada item:
a) a= 8 931 e b= 5 109
b) a= 345 678 e b= 74 532
10 – Com os algarismos 5, 2 e 9, e sem repeti-los, você pode escrever seis números naturais.
a) Escreva esses números:
b) Calcule a soma do menor com o maior dos números que você escreveu.
c) Calcule a soma dos números em que o algarismo 9 ocupa a ordem das dezenas.
11- Numa adição, uma das parcelas é o antecessor do número natural 10 100 e a outra é o sucessor do número natural 10 009.
a) Qual a soma?
b) E se a soma fosse feita entre o sucessor de 10 100 e o antecessor de 10 009, qual seria o resultado.
12- A eleição para prefeito de uma cidade apresentou o seguinte resultado: o candidato vencedor obteve 156 275 votos e o perdedor 109 698 votos. Entre brancos e nulos, houve 23 746 votos. Quantos eleitores votaram nessa eleição.
13- Um terreno tem a forma e as medidas dos lados indicadas na figura:
28m
13m 22m
39m
a) Se o dono resolver construir um muro contornando todo o terreno, quantos metros de muro ele precisa construir?
b) Se a opção do dono fosse murar apenas os três lados maiores do terreno, quantos metros de muro ele precisaria construir?
14- Quantas unidades preciso acrescentar ao número 9 798 para alcançar o número 10 001?
15- Numa subtração, o minuendo é o sucessor natural de 10 009 e o subtraendo é o antecessor natural de 7 100, qual a diferença?
16- Quantas unidade faltam ao número 37 826 para atingir 5 dezenas de milhar?
17- Quantas unidades o número natural 61 005 tem a mais que o número natural 39 909?
18 – Qual é o número natural n que adicionado a 799 da como resultado o número 1003?
19 – Numa adição de duas parcelas, uma delas é 812 e o resultado é 1400. Qual o valor da outra parcela?
20 – O professor de Cláudio pediu que ele efetuasse a seguinte subtração:
782 – 495 = Mas ao copiar a conta no caderno, Cláudio se enganou e no lugar do 8
escreveu o algarismo 6. Com a troca de algarismos:
a). O minuendo aumentou ou diminuiu? Em quanto?
b.) A diferença aumentou ou diminuiu? Em quanto?
c). Se Cláudio tivesse copiado a conta correta , a diferença aumentaria ou diminuiria? Em quanto?
21- Calcule o valor de cada uma das seguintes expressões numéricas:
a) 27 – 12 + 70 =
b)45 – 30 – 9 + 81 =
c) 100 – 36 – 64 =
d) 176 – 89 + 27 – 50 – 11 =
e) 278 + 132 – 215 – 100 + 222 – 155 =
22 - Sabendo m = 198, n = 144 e p = 137, calcule o valor de:
a) m + n – p =
b) m – p + c =
23 – Determine o valor das seguintes expressões numéricas:
a) 70 – (50 + 10 – 45) + (80 – 65 + 11) =
b) 161 + (53 – 38 + 40) – 51 – (90 – 70 + 82) =
c) 7- { 5+[ 8- (12-9)]-3}
24 - São dados a = 45 – (90 – 80 + 17), b = (35 – 9) + (76 – 11 – 15) e c = 1 + (90 – 36 – 4) – 11
a) Calcule o valor de a, b e c.
MULTIPLICAÇÃO
A multiplicação é uma adição de parcelas iguais. veja 3+3+3+3 = 12
Podemos representar a mesma igualdade por
4 x 3 = 12 ou 4 . 3 = 12
Essa operação chama-se multiplicação e é
Podemos representar a mesma igualdade por
4 x 3 = 12 ou 4 . 3 = 12
Essa operação chama-se multiplicação e é
indicada pelo sinal . ou x
Na multiplicação 4 x 3 = 12
dizemos que;
4 e 3 são os fatores
12 é o produto
1º exemplo
Um edifício de apartamentos tem 6 andares. Em cada andar a 4 apartamentos.
Na multiplicação 4 x 3 = 12
dizemos que;
4 e 3 são os fatores
12 é o produto
1º exemplo
Um edifício de apartamentos tem 6 andares. Em cada andar a 4 apartamentos.
Quantos apartamentos tem o edifício todo?
Resolução
Para resolver esse problema, podemos fazer
4 + 4 + 4 + 4 + 4 + 4 = 24
Essa mesma igualdade pode ser representada por: 6 x 4 = 24
Logo podemos dizer que o edifício tem 24 apartamentos
2° Exemplo
A fase final do torneio de voleibol da liga nacional é disputado por 4 equipes. Cada equipe pode inscrever 12 jogadores. Quantos jogadores serão inscritos para disputar a fase final desse torneio?
resolução
Para resolver esse problema podemos fazer
12 + 12 + 12 + 12 = 48
Resolução
Para resolver esse problema, podemos fazer
4 + 4 + 4 + 4 + 4 + 4 = 24
Essa mesma igualdade pode ser representada por: 6 x 4 = 24
Logo podemos dizer que o edifício tem 24 apartamentos
2° Exemplo
A fase final do torneio de voleibol da liga nacional é disputado por 4 equipes. Cada equipe pode inscrever 12 jogadores. Quantos jogadores serão inscritos para disputar a fase final desse torneio?
resolução
Para resolver esse problema podemos fazer
12 + 12 + 12 + 12 = 48
Essa mesma igualdade pode ser representada por:
4 x 12 = 48
1) Calcule as multiplicações
a) 5 x 5 = b) 5 x 15 = c) 5 x 115 =
d) 5 x 25 = e) 5 X 125 = f) 5 x 55 =
g) 5 x 75 = h) 5 x 375 = i ) 5 x 1257= =
j) 6 x 5 = l) 6 x 15 = m) 6 x 115=
n) 6 x 25 = o) 6 x 125 = p) 6 x 55 =
2) Efetue as Multiplicações
a) 153 x 7 = b) 1007 x 9 = c) 509 x 62 =
a) 153 x 7 = b) 1007 x 9 = c) 509 x 62 =
d) 758 x 46 = e) 445 x 93 = f) 289 x 140 =
g) 1782 x 240 = h) 2008 x 405 = i) 2453 x 1002 =
3) Efetue as multiplicações
a) 28 x 0 = b) 49 x 10 = c) 274 x 10=
a) 28 x 0 = b) 49 x 10 = c) 274 x 10=
d) 158 x 100 = e) 164 x 1000 = f) 89 x 10000 =
4) Considerando 1 mês = 30 dias e 1 ano = 365 dias, uma semana = 7 dias, determine:
a) quantos dias há em 15 semanas completas.
b) Quantos dias há em 72 meses completos.
c) Quantos dias há em 8 anos completos.
a) quantos dias há em 15 semanas completas.
b) Quantos dias há em 72 meses completos.
c) Quantos dias há em 8 anos completos.
5) Para uma demonstração de ginástica, um professor de Educação Física prepara 64 grupos de alunos. Cada grupo é formado por 25 alunos. Quantos alunos devem participar dessa demonstração?
6) Com 12 prestações mensais iguais de 325 reais posso comprar uma moto. Quanto vou pagar por essa moto?
7) Qual é o número natural que você vai obter quando multiplicar 736 por 208?
8) Para cobrir o piso de um barracão foram colocados 352 placas de 35 metros quadrados cada uma. Quantos metros quadrados tem o piso desse barracão?
9) Um carro bem regulado percorre 12 quilômetros com um litro de gasolina. Se numa viagem foram consumidos 46 litro, qual a distância em quilômetros que o carro percorreu?
10) Em um teatro há 18 fileiras de poltronas. Em cada fileira foram colocadas 26 poltronas. Quantas poltronas há nesse teatro?
11) Em uma multiplicação, os fatores são 134 e 296. Qual o produto?
12) Numa mercearia há 7 caixas de bombons e cada caixa contém 3 dúzias de bombons. Quantos bombons há na mercearia?
13) Uma pessoa deu R$ 4.700,00 de entrada na compra de um objeto e pagou mais 6 prestações de R$ 2.300,00. Quanto custou o objeto?
14) Um motorista percorreu 749 km em 6 dias. Nos cinco primeiros dias ele andou 132 km por dia. Quanto percorreu no 6º dia ?
DIVISÃO EXATA
Consideremos dois números naturais, dados numa certa ordem, 10 é o primeiro deles e 2 é o segundo . Por meio deles determina-se um terceiro número natural que, multiplicado pelo segundo dá como resultado o primeiro. Essa operação chama-se divisão e é indicada pelo sinal ÷ Assim,
Consideremos dois números naturais, dados numa certa ordem, 10 é o primeiro deles e 2 é o segundo . Por meio deles determina-se um terceiro número natural que, multiplicado pelo segundo dá como resultado o primeiro. Essa operação chama-se divisão e é indicada pelo sinal ÷ Assim,
10÷2 = 5 porque 5x2 = 10
Na divisão 10÷2=5, dizemos que:
10 é o dividendo
2 é o divisor
5 é o resultado ou quociente
EXEMPLO
Um colégio levou 72 alunos numa excursão ao jardim zoológico e para isso repartiu igualmente os alunos em 4 ônibus. Quantos alunos o colégio colocou em cada ônibus?
Para resolver esse problema, devemos fazer uma divisão 72 : 4 = 18 , sendo assim cada ônibus tinha 18 alunos.
1) Calcule as divisões
a) 20÷5= 4 b) 16÷8= 2
Um colégio levou 72 alunos numa excursão ao jardim zoológico e para isso repartiu igualmente os alunos em 4 ônibus. Quantos alunos o colégio colocou em cada ônibus?
Para resolver esse problema, devemos fazer uma divisão 72 : 4 = 18 , sendo assim cada ônibus tinha 18 alunos.
1) Calcule as divisões
a) 20÷5= 4 b) 16÷8= 2
c) 12÷1= 12 d) 48÷8= 6
e) 37÷37= f) 56÷14=
2) Observe a igualdade 56÷7=8 e responda:
a) Qual é o nome da operação?
b)Como se chama o número 56?
a) Qual é o nome da operação?
b)Como se chama o número 56?
c)Como se chama o número 7?
d)como se chama o número 8?
4) Responda
a)Qual é a metade de 784?
a)Qual é a metade de 784?
b)Qual é a terça parte de 144?
c)Qual é a quinta parte de 1800?
d)Qual é a décima parte de 3500?
d)Qual é a décima parte de 3500?
5)Em um teatro há 126 poltronas distribuídas igualmente em 9 em 9 fileiras. Quantas poltronas foram colocadas em cada fileira?
6)Quantos garrafões de 5 litros são necessários para engarrafar 315 litros de vinho?
6)Quantos garrafões de 5 litros são necessários para engarrafar 315 litros de vinho?
7)Uma pessoa ganha R$ 23,00 por hora de trabalho. Quanto tempo deverá trabalhar para receber R$ 391,00?
8)Uma torneira despeja 75 litros de água por hora. Quanto tempo levará para encher uma caixa de 3150 litros ?
9) Numa pista de atletismo uma volta tem 400 metros. Numa corrida de 10.000 metros, quantas voltas o atleta tem de dar nessa pista?
10) Um livro tem 216 páginas. Quero terminar a leitura desse livro em 18 dias, lendo o mesmo número de páginas todos os dias. Quantas páginas precisas ler por dia?
11)Quantos grupos de 18 alunos podem ser formados com 666 alunos?
12) Uma tonelada de cana de açúcar produz aproximadamente 85 litros de álcool. Quantas toneladas de cana são necessárias para produzir 6970 litros de álcool?
EXPRESSÕES NUMÉRICAS
Para resolver uma expressão numérica, efetuamos as operações obedecendo à seguinte ordem :
1°) Potenciação e radiciação
2°) Multiplicações e divisões
3°) Adições e SubtraçõesEXEMPLOS
1) 5 + 3² x 2 =
= 5 + 9 x 2 =
= 5 + 18 =
= 23
12) Uma tonelada de cana de açúcar produz aproximadamente 85 litros de álcool. Quantas toneladas de cana são necessárias para produzir 6970 litros de álcool?
EXPRESSÕES NUMÉRICAS
Para resolver uma expressão numérica, efetuamos as operações obedecendo à seguinte ordem :
1°) Potenciação e radiciação
2°) Multiplicações e divisões
3°) Adições e SubtraçõesEXEMPLOS
1) 5 + 3² x 2 =
= 5 + 9 x 2 =
= 5 + 18 =
= 23
2) 7² - 4 x 2 + 3 =
= 49 – 8 + 3 =
= 41 + 3 =
= 44
= 49 – 8 + 3 =
= 41 + 3 =
= 44
Há expressões onde aparecem os sinais de associação e que devem ser eliminados nesta ordem:
1°) parênteses ( )
2°) colchetes [ ]
3°) chaves { }
exemplos 1°) 40 – [5² + ( 2³ - 7 )] =
= 40 – [5² + ( 8 - 7 )]
= 40 – [25 + 1 ]=
= 40 – 26 =
= 14,
1°) parênteses ( )
2°) colchetes [ ]
3°) chaves { }
exemplos 1°) 40 – [5² + ( 2³ - 7 )] =
= 40 – [5² + ( 8 - 7 )]
= 40 – [25 + 1 ]=
= 40 – 26 =
= 14,
2°) 50 –{ 15 + [ 4² : ( 10 – 2 ) + 5 x 2 ] } =
50 –{ 15 + [ 16 : 8 + 10 ]}=
50 – { 15 + [ 2 + 10 ] } =
50 – { 15 +12 } =
= 50 – 27 =
= 23
1)calcule:
a) 7² - 4 =
b) 2³ + 10 =
c) 5² - 6 =
d) 4² + 7⁰=
e) 5⁰+ 5³=
f) 2³+ 2⁴ =
g) 10³ - 10² =
h) 80¹ + 1⁸⁰ =
2) determine:
a) 5² : ( 5 +1 -1)+ 4 x 2 =
b) (3 +1)² +2 x 5 - 10⁰ =
c) c) 3²: ( 4 – 1) + 3 x 2² =
d) 70 –[ 5 x (2² : 4) + 3²] =
e) ( 7 + 4) x ( 3² - 2³) =
f) 5² + 2³ - 2 x (3 + 9) =
g) 6² : 3² + 4 x 10 – 12 =
h) (7² - 1 ) : 3 + 2 x 5 =
Exercícios em forma de teste:
1) O resultado de (1001)² é:a) 11 011
b) 11 011
c) 1 002 001
d) 1 002 001
2) O valor da expressão 2⁰ - 2¹ - 2² é:a) -4
b) -5
c) 8
d) 0
3) O valor da expressão (10)² - 10² é:a) 0
b) 40
c) -20
d) -40
4) O valor da expressão - é
a) 2
b) 4
c) 6
d) 12
5) O valor da expressão 10 + √9 – 1 é:
a) 14
b) 18
c) 12
d) 20
b) 11 011
c) 1 002 001
d) 1 002 001
2) O valor da expressão 2⁰ - 2¹ - 2² é:a) -4
b) -5
c) 8
d) 0
3) O valor da expressão (10)² - 10² é:a) 0
b) 40
c) -20
d) -40
4) O valor da expressão
a) 2
b) 4
c) 6
d) 12
5) O valor da expressão 10 + √9 – 1 é:
a) 14
b) 18
c) 12
d) 20
6) O valor da expressão (4)⁴ - 4 é :a) 20
b) 20
c) 252
d) 260
7) O valor da expressão 2⁴ + 9⁰ - 3² é :a) 8
b) 12
c) 16
d) -26
8) O valor da expressão 7² + 3. 4 – 5 é :a) 7
b) 56
c) 42
d) 47
9) A expressão ÷ 10² é igual a:a) 1000
b) 100
c) 10
d) 1
b) 100
c) 10
d) 1
10) O valor da expressão –[-2 + (-1) . (-3)]² é :
a) -1
b) -4
c) 1
d) 4
11) O valor da expressão numérica -4² + (3 -5) . (-2)³ + 3² - (-2)⁴ éa) 7
b) 8
c) 15
d) -7
a) -1
b) -4
c) 1
d) 4
11) O valor da expressão numérica -4² + (3 -5) . (-2)³ + 3² - (-2)⁴ éa) 7
b) 8
c) 15
d) -7
POTENCIAÇÃO
Consideremos uma multiplicação em que todos os fatores são iguais
Exemplo
5x5x5, indicada por 5³
ou seja , 5³= 5x5x5=125
onde :
5 é a base (fator que se repete)
3 é o expoente ( o número de vezes que repetimos a base)
125 é a potência ( resultado da operação)
Outros exemplos :
a) 7²= 7x7=49
b) 4³= 4x4x4=64
c) 5⁴= 5x5x5x5=625
d) 2⁵= 2x2x2x2x2=32
O expoente 2 é chamado de quadrado
O expoente 3 é chamado de cubo
O expoente 4 é chamado de quarta potência.
O expoente 5 é chamado de quinta potência.
Assim:
a) 7² Lê-se: sete elevado ao quadrado
b) 4³ Lê-se: quatro elevado ao cubo
c) 5⁴Lê-se: cinco elevado a quarta potência
d) 2⁵ Lê-se: dois elevado a quinta potência
Por convenção temos que:
1) todo o número elevado ao expoente 1 é igual à própria base,
exemplo
a) 8¹ = 8
b) 5¹ = 5
c) 15¹ = 15
Consideremos uma multiplicação em que todos os fatores são iguais
Exemplo
5x5x5, indicada por 5³
ou seja , 5³= 5x5x5=125
onde :
5 é a base (fator que se repete)
3 é o expoente ( o número de vezes que repetimos a base)
125 é a potência ( resultado da operação)
Outros exemplos :
a) 7²= 7x7=49
b) 4³= 4x4x4=64
c) 5⁴= 5x5x5x5=625
d) 2⁵= 2x2x2x2x2=32
O expoente 2 é chamado de quadrado
O expoente 3 é chamado de cubo
O expoente 4 é chamado de quarta potência.
O expoente 5 é chamado de quinta potência.
Assim:
a) 7² Lê-se: sete elevado ao quadrado
b) 4³ Lê-se: quatro elevado ao cubo
c) 5⁴Lê-se: cinco elevado a quarta potência
d) 2⁵ Lê-se: dois elevado a quinta potência
Por convenção temos que:
1) todo o número elevado ao expoente 1 é igual à própria base,
exemplo
a) 8¹ = 8
b) 5¹ = 5
c) 15¹ = 15
2) todo o número elevado ao expoente zero é igual a 1
exemplo
a) 8º=1
b) 4º=1
c) 12º=1
Efetue e assinale a base, o expoente e a potência :
Efetue
|
Base
|
Expoente
|
Potência
| ||||
01)
|
32
| ||||||
02)
|
25
| ||||||
03)
|
54
| ||||||
04)
|
43
|
EXERCÍCIOS
1) Em 7² = 49, responda:
a) Qual é a base?
1) Em 7² = 49, responda:
a) Qual é a base?
b) Qual é o expoente?
c) Qual é a potência?
c) Qual é a potência?
2) Escreva na forma de potência:
a) 4x4x4=
b) 5x5 =
c) 9x9x9x9x9=
d) 7x7x7x7 =
e) 2x2x2x2x2x2x2=
a) 4x4x4=
b) 5x5 =
c) 9x9x9x9x9=
d) 7x7x7x7 =
e) 2x2x2x2x2x2x2=
f) c x c x c x c x c=
3) Calcule a potência:
a) 3² =
b) 8² =
c) 2³=
d) 3³ =
e) 6³ =
f) 2⁴ =
g) 3⁴ =
h) 3⁵ =
i) 1⁴ =
j) 0⁴ =
l) 1⁵ =
m) 10² =
n) 10³ =
o) 15² =
p) 17² =
q) 30² =
3) Calcule a potência:
a) 3² =
b) 8² =
c) 2³=
d) 3³ =
e) 6³ =
f) 2⁴ =
g) 3⁴ =
h) 3⁵ =
i) 1⁴ =
j) 0⁴ =
l) 1⁵ =
m) 10² =
n) 10³ =
o) 15² =
p) 17² =
q) 30² =
RADICIAÇÃO
Qual o número que elevado ao quadrado é igual a 9?
Solução
Sendo 3² = 9, podemos escrever que √9 = 3
Essa operação chama-se radiciação, que é a operação inversa da potenciação
Exemplos
Potenciação------------------------radiciação
a) 7² = 49 ---------------------------- √49= 7
b) 2³= 8 ------------------------------ ∛8 = 2
c) 3⁴= 81 ---------------------------- ∜81 = 3
O sinal √ chamamos de radical
O índice 2 significa : raiz quadrada
O índice 3 significa: raiz cúbica
O índice 4 significa: raiz quarta
assim:
√49= 7 lê-se: raiz quadrada de 49∛8 = 2 lê-se : raiz cúbica de 8∜81 = 3 lê-se: raiz quarta de 81
Nota:
Não é necessário o índice 2 no radical para a raiz quadrada
EXERCÍCIOS
1)Descubra o número que :
a) elevado ao quadrado dá 9
b) elevado ao quadrado dá 25
c) elevado ao quadrado dá 49
d) elevado ao cubo dá 8
2) Quanto vale x ?
a) x²= 9
b) x²= 25
c) x²= 49
d) x²= 81
3) Determine a Raiz quadrada:
a) √9 =
b) √16 =
c) √25 =
d) √81 =
e) √0 =
f) √1 =
g) √64 =
h) √100 =
4) Resolva as expressões abaixo:
a) √16 + √36 =
b) √25 + √9 =
c) √49 - √4 =
d) √36- √1 =
e) √9 + √100 =
f) √4 x √9 = Resolva os problemas
Qual o número que elevado ao quadrado é igual a 9?
Solução
Sendo 3² = 9, podemos escrever que √9 = 3
Essa operação chama-se radiciação, que é a operação inversa da potenciação
Exemplos
Potenciação------------------------radiciação
a) 7² = 49 ---------------------------- √49= 7
b) 2³= 8 ------------------------------ ∛8 = 2
c) 3⁴= 81 ---------------------------- ∜81 = 3
O sinal √ chamamos de radical
O índice 2 significa : raiz quadrada
O índice 3 significa: raiz cúbica
O índice 4 significa: raiz quarta
assim:
√49= 7 lê-se: raiz quadrada de 49∛8 = 2 lê-se : raiz cúbica de 8∜81 = 3 lê-se: raiz quarta de 81
Nota:
Não é necessário o índice 2 no radical para a raiz quadrada
EXERCÍCIOS
1)Descubra o número que :
a) elevado ao quadrado dá 9
b) elevado ao quadrado dá 25
c) elevado ao quadrado dá 49
d) elevado ao cubo dá 8
2) Quanto vale x ?
a) x²= 9
b) x²= 25
c) x²= 49
d) x²= 81
3) Determine a Raiz quadrada:
a) √9 =
b) √16 =
c) √25 =
d) √81 =
e) √0 =
f) √1 =
g) √64 =
h) √100 =
4) Resolva as expressões abaixo:
a) √16 + √36 =
b) √25 + √9 =
c) √49 - √4 =
d) √36- √1 =
e) √9 + √100 =
f) √4 x √9 = Resolva os problemas
1) A diferença entre o cubo de 2 e o triplo de 2 é :
2) A soma entre o quadrado de 4 e dobro de 4 é :
3) A diferença entre o quadrado de 3 e o dobro de 3 é :
4) A soma entre o quadrado de 7 e dobro de 7 é :
5) A que expoente devo elevar 100 para encontrar como resultado o algarismo 1 seguido de 12
zeros ?
6-Observe o gráfico.
Ele apresenta o número de alunos que participam dos Jogos Estudantis jacundaenses em 2011
Organizados pela SEMED entre várias escolas.O esporte que está com o maior número de alunos inscritos é o
(A) atletismo.
(B) basquete.
(C) handebol.
(D) voleibol.
7-Uma pista de corrida tem 1200 m. Ela é toda sinalizada. A cada metro existe uma
marcação. Alice, Carlos, Luis e Mônica correm, diariamente. Uma revista resolveu
fotografá-los. Carlos foi fotografado quando havia corrido 1196 m.
A B C D E F G
A posição que Carlos ocupava no momento em que foi fotografado está representada
pela letra
(A) C.
(B) G.
(C) F.
(D) D.
8- O álbum da Copa do Mundo completo tem 180 figurinhas. Em cada página do álbum,cabem 9 figurinhas.Raul já completou 5 páginas inteiras e, em outras duas, já colou 7 figurinhas. Na última página, colou apenas 3 figurinhas. As outras páginas estão vazias.
A expressão numérica que representa o número de figurinhas de que Raul precisa
para completar o álbum é:
(A) 180 – (5 x 9) + 2 x 7 + 3
(B) 180 – (5 x 9 + 2 x 7) + 3
(C)180 – (5 x 9 + 2 x 7 + 3)
(D)180 – 5 x (8+ 2 x 7) + 3
9-Um grupo de alunos da E.M.E.F RRS Anexo organizou uma Olimpíada de Matemática.
A tabela apresenta o número de inscritos.
6º ano
|
7º ano
|
8º ano
|
9º ano
| |
Meninas
|
17
|
13
|
13
|
12
|
meninos
|
16
|
11
|
19
|
16
|
Considerando os dados contidos na tabela, determine o número de meninas inscritas no 8º ano.
(A) 19.
(B) 17.
(C) 13.
(D) 12.
10-De acordo com os dados da tabela, o maior número de inscritos pertence ao seguinte ano escolar:
6º ano
|
7º ano
|
8º ano
|
9º ano
| |
Meninas
|
17
|
13
|
13
|
12
|
meninos
|
16
|
11
|
19
|
16
|
(A) 9º ano.
(B) 8º ano.
(C) 7º ano.
(D) 6º ano.
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