terça-feira, 25 de junho de 2013

CAMPEONATO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS

E.M.E.F. MARIA DA GLÓRIA R. PAIXÃO.




CAMPEONATO DE CONHECIMENTOS     MATEMÁTICOS



 AUTOR:

 Professor: Wagner Vulcão
                   ANO 2013
 PÚBLICO ALVO:
Alunos do Ensino Fundamental II ( 6º,7º,8º e 9º ª anos) da E.M.E.F. MARIA DA GLÓRIA

JUSTIFICATIVA:
Sabe-se que a disciplina Matemática, ainda é vista por muitos alunos como um bicho papão ou um bicho de sete cabeças. Buscando superar esta visão distorcida e tornar a aprendizagem da Matemática dinâmica atraente e desafiadora para os alunos, pensamos em novas técnicas e estratégias para que o aluno possa se envolver e assimilar os fatos com mais interesse e precisão. Para isso este projeto “Campeonato de Conhecimentos Matemáticos” foi concebido como a finalidade de desenvolver uma nova estratégia didática de estímulo ao raciocínio lógico ensino de aplicação dos conhecimentos das quatro operações fundamentais, potenciação e radiciação, resolução de problemas, operação com números inteiros e racionais e Equações do 1º grau. Visa ainda contemplar o plano de Ação do PDE da escola, que propõe a realização de oficinas de Matemática e concursos de resolução de problemas. Diante disso entendemos que este projeto oferece ferramentas interativas para o processo de construção da aprendizagem.


OBJETIVO GERAL:
Este projeto tem como objetivo geral, propor ações práticas para auxiliar o aluno na assimilação e construção da aprendizagem das quatro operações fundamentais da Matemática, potenciação e radiciação, operações com inteiros, raciocínio lógico e resolução de problemas, operação com números racionais e Equações do 1º grau, além de incentivar a exploração de jogos que possibilitem a construção de conhecimentos matemáticos dentro e fora do ambiente escolar, bem como criar possibilidades para que o aluno compreenda que os conhecimentos matemáticos podem ser aplicados a situações do cotidiano.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Possibilitar ao aluno condições necessária para que possam superar as dificuldades nas quatro operações fundamentais da Matemática,  nas operações com potências e raízes;
·         Desenvolver nos alunos o interesse e o gosto pela matemática, utilizando-se de jogos de estratégias e outros, para compreender conceitos de radiciação, operações com inteiros, raciocínio lógico e resolução de problemas, operação com números racionais e Equações do 1º grau
·         Possibilitar aos alunos momentos de educação recreativa e o de valorização do trabalho em equipe, despertando suas habilidades motoras e seu raciocínio Lógico matemático, capacitando-o para resolver problemas matemáticos envolvendo os conceitos das quatro operações fundamentais da Matemática, potenciação e radiciação, operações com inteiros, raciocínio lógico e resolução de problemas, operação com números racionais e Equações do 1º grau;




CONTEÚDO:
·         Revendo as operações fundamentais;
·         Multiplicação e divisão com números inteiros;
·         Potenciação e radiciação;
·         Raciocínio lógico;
·         Resolução de problemas com auxílio de conhecimentos matemáticos;
·         Operação com números inteiros e racionais;
·        Equações;
METODOLOGIA:
Este projetos de Matemática corresponde a uma estratégia didática de estímulo ao raciocínio matemático e de aplicação dos conhecimentos adquiridos para a resolução de situações-problema, por isso sua metodologia será estruturadas da seguinte forma:
Primeira Fase:
1- Exposição dos conteúdos propostos no projeto:
2- Jogo da adição, subtração, multiplicação e divisão no Programa math Practice; (pontuação: 10 pontos para cada item correto no programa)
3- Jogo da adição, subtração, multiplicação e divisão em Power point (Questões objetivas de múltiplas escolhas), (pontuação: 10 pontos para cada questão certa nun total de 20);
4- Jogo de operações com números inteiros em Power point; (pontuação: 10 pontos para cada questão correta num total de 10)
5- Jogo de Operações com números racionais em Power point (Questões objetivas de múltiplas escolhas), (pontuação: 10 pontos para cada questão correta num total de 10);
6- Jogo Labirinto da Tabuada (Pontuação: 100 pontos para quem vencer o jogo);
8- Jogo multiplicação de inteiro no site http://cecamat.blogspot.com/2011/04/jogo-dos-produtos-de-numeros-inteiros.
9- Resolução de exercício envolvendo quatro operações fundamentais da Matemática, potenciação e radiciação, operações com inteiros, raciocínio lógico e resolução de problemas, operação com números racionais e Equações do 1º grau (Pontuação 1 pontos para cada questão correta num total de 20 pra responder em 50 minutos);
10- Jogo da velha em dupla (Exercício para o cérebro); (Pontuação: 100 pontos pra o vencedor);
11- Venda de bilhetes para sorteios (arrecadar dinheiro para uma viagem que será o prêmio da sala que teve o aluno campeão) (Pontuação: 40 pontos para cada bilhete vendido num total de 5);
12- Desafio Torre de Hanói (exercício para o cérebro), (Pontuação: 100 pontos pra o vencedor);
13- O melhor Cartaz (Construção de cartazes com os conteúdos trabalhados no projeto), (Pontuação: 200 pontos pra cada componente do grupo vencedor)
14- Jogo o mapa no computador (Pontuação: 100 pontos para o vencedor);
15- Dominó das operações(Pontuação: 100 pontos para o vencedor);
Ao final das provas somar os pontos de cada aluno e os quatro melhores classificados de cada turma irão para a final. 4 alunos de cada 6ª anos, 4 alunos de cada 7º anos, 4 alunos de cada8º anos  e 4 alunos de cada  9º anos. A final funcionará como culminância do projeto.
Na final premiar até o 4º colocado;
Final do Campeonato de Conhecimentos Matemáticos
1º Jogo do conhecimento (perguntas e respostas com os conteúdos trabalhados), (Pontuação 100 pontos para o 1º, 60 pontos pra o 2º, 40 pontos pra o 3º 30 pontos e 4º 20 pontos);
2º Montagem de quebra cabeça (Pontuação 100 pontos para o 1º, 60 pontos pra o 2º, 40 pontos pra o 3º 30 pontos e 4º 20 pontos);
3º Jogo do dominó de multiplicação ou divisão (pontuação 100 pontos pra o vencedor)
4º Jogo Torre de Hanói (Pontuação 100 pontos pra o vencedor)
5º Resolução de problemas com os assuntos trabalhados no Projeto (Pontuação: 20 pontos pra cada problema solucionado num total de 5);
6º Jogo labirinto da tabuada (Pontuação: 100 pontos pra o vencedor)
7º Desfile da garota Matemática (caracterizada de personagens da História da Matemática), (Pontuação: 100 pontos pra os alunos da turma da garota vencedora);
PRODUTO FINAL:
Os quatro alunos mais pontuados de cada turma serão selecionados para o confronto final. 4 do 6º ano,4 aluno do 7º ano, 4 alunos do 8º ano e 4 alunos do 9º ano. Eles irão representar sua turma e demonstrar o aprendizado construído. dentre os dezesseis alunos classificados para a final os quatro primeiros serão premiados com prêmios de honra ao mérito. O confronto final deverá ter 7 provas, onde os alunos deverão demonstrar no pátio da escola a aprendizagem construída durante a execução do projeto.
AVALIAÇÃO:
Será diagnóstica, processual e contínua, partindo de observações e acompanhamento das atividades proposta no decorrer do campeonato.
REFERÊNCIAS:
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais:
Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.
PERRENOUD, Philippe - Dez novas competências para ensinar; trad. Patrícia Chittoni
Ramos – Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
SANTOS, Sandra Augusta. Explorações da linguagem escrita nas aulas de Matemática.In:
LOPES, Celi Aparecida Espasandin. Escritas e leituras na educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

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