
CAMPEONATO
DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS
AUTOR:
Professor:
Wagner Vulcão
ANO 2013
PÚBLICO ALVO:
Alunos do Ensino Fundamental II ( 6º,7º,8º e 9º ª anos) da E.M.E.F. MARIA DA GLÓRIA
Alunos do Ensino Fundamental II ( 6º,7º,8º e 9º ª anos) da E.M.E.F. MARIA DA GLÓRIA
JUSTIFICATIVA:
Sabe-se que a disciplina Matemática, ainda é
vista por muitos alunos como um bicho papão ou um bicho de sete cabeças.
Buscando superar esta visão distorcida e tornar a aprendizagem da Matemática
dinâmica atraente e desafiadora para os alunos, pensamos em novas técnicas e
estratégias para que o aluno possa se envolver e assimilar os fatos com mais
interesse e precisão. Para isso este projeto “Campeonato de Conhecimentos
Matemáticos” foi concebido como a finalidade de desenvolver uma nova estratégia
didática de estímulo ao raciocínio lógico ensino de aplicação dos conhecimentos
das quatro operações fundamentais, potenciação e radiciação, resolução de
problemas, operação com números inteiros e racionais e Equações do 1º grau.
Visa ainda contemplar o plano de Ação do PDE da escola, que propõe a realização
de oficinas de Matemática e concursos de resolução de problemas. Diante disso
entendemos que este projeto oferece ferramentas interativas para o processo de
construção da aprendizagem.
OBJETIVO GERAL:
Este projeto tem como objetivo geral, propor ações práticas para
auxiliar o aluno na assimilação e construção da aprendizagem das quatro
operações fundamentais da Matemática, potenciação e radiciação, operações com
inteiros, raciocínio lógico e resolução de problemas, operação com números
racionais e Equações do 1º grau, além de incentivar a exploração de jogos que
possibilitem a construção de conhecimentos matemáticos dentro e fora do
ambiente escolar, bem como criar possibilidades para que o aluno compreenda que
os conhecimentos matemáticos podem ser aplicados a situações do cotidiano.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Possibilitar ao aluno condições necessária para que possam superar as
dificuldades nas quatro operações fundamentais da Matemática, nas operações com potências e raízes;
·
Desenvolver nos alunos o interesse e o gosto pela matemática,
utilizando-se de jogos de estratégias e outros, para compreender conceitos de
radiciação, operações com inteiros, raciocínio lógico e resolução de problemas,
operação com números racionais e Equações do 1º grau
·
Possibilitar aos alunos momentos de educação recreativa e o de
valorização do trabalho em equipe, despertando suas habilidades motoras e seu
raciocínio Lógico matemático, capacitando-o para resolver problemas matemáticos
envolvendo os conceitos das quatro operações fundamentais da Matemática,
potenciação e radiciação, operações com inteiros, raciocínio lógico e
resolução de problemas, operação com números racionais e Equações do 1º grau;
CONTEÚDO:
·
Revendo as operações fundamentais;
·
Multiplicação e divisão com números inteiros;
·
Potenciação e radiciação;
·
Raciocínio lógico;
·
Resolução de problemas com auxílio de conhecimentos matemáticos;
· Operação com números
inteiros e racionais;
· Equações;
METODOLOGIA:
Este projetos de Matemática corresponde a uma estratégia didática de
estímulo ao raciocínio matemático e de aplicação dos conhecimentos adquiridos
para a resolução de situações-problema, por isso sua metodologia será
estruturadas da seguinte forma:
Primeira Fase:
1- Exposição dos conteúdos propostos no projeto:
2- Jogo da adição,
subtração, multiplicação e divisão no Programa math Practice; (pontuação: 10
pontos para cada item correto no programa)
3- Jogo da adição,
subtração, multiplicação e divisão em Power point (Questões objetivas de
múltiplas escolhas), (pontuação: 10 pontos para cada questão certa nun total de
20);
4- Jogo de operações
com números inteiros em Power point; (pontuação: 10 pontos para cada questão
correta num total de 10)
5- Jogo de Operações
com números racionais em Power point (Questões objetivas de múltiplas
escolhas), (pontuação: 10 pontos para cada questão correta num total de 10);
6- Jogo Labirinto da
Tabuada (Pontuação: 100 pontos para quem vencer o jogo);
8- Jogo multiplicação
de inteiro no site
http://cecamat.blogspot.com/2011/04/jogo-dos-produtos-de-numeros-inteiros.
9- Resolução de exercício envolvendo quatro operações fundamentais da
Matemática, potenciação e radiciação, operações com inteiros, raciocínio lógico
e resolução de problemas, operação com números racionais e Equações do 1º grau
(Pontuação 1 pontos para cada questão correta num total de 20 pra responder em
50 minutos);
10- Jogo da velha em
dupla (Exercício para o cérebro); (Pontuação: 100 pontos pra o vencedor);
11- Venda de bilhetes
para sorteios (arrecadar dinheiro para uma viagem que será o prêmio da sala que
teve o aluno campeão) (Pontuação: 40 pontos para cada bilhete vendido num total
de 5);
12- Desafio Torre de
Hanói (exercício para o cérebro), (Pontuação: 100 pontos pra o vencedor);
13- O melhor Cartaz
(Construção de cartazes com os conteúdos trabalhados no projeto), (Pontuação:
200 pontos pra cada componente do grupo vencedor)
14- Jogo o mapa no computador
(Pontuação: 100 pontos para o vencedor);
15- Dominó das
operações(Pontuação: 100 pontos para o vencedor);
Ao final das provas
somar os pontos de cada aluno e os quatro melhores classificados de cada turma
irão para a final. 4 alunos de cada 6ª anos, 4 alunos de cada 7º anos, 4 alunos
de cada8º anos e 4 alunos de cada 9º anos. A final funcionará como culminância
do projeto.
Na final premiar até
o 4º colocado;
Final do Campeonato de Conhecimentos Matemáticos
1º Jogo do
conhecimento (perguntas e respostas com os conteúdos trabalhados), (Pontuação
100 pontos para o 1º, 60 pontos pra o 2º, 40 pontos pra o 3º 30 pontos e 4º 20
pontos);
2º Montagem de quebra
cabeça (Pontuação 100 pontos para o 1º, 60 pontos pra o 2º, 40 pontos pra o 3º
30 pontos e 4º 20 pontos);
3º Jogo do dominó de
multiplicação ou divisão (pontuação 100 pontos pra o vencedor)
4º Jogo Torre de
Hanói (Pontuação 100 pontos pra o vencedor)
5º Resolução de
problemas com os assuntos trabalhados no Projeto (Pontuação: 20 pontos pra cada
problema solucionado num total de 5);
6º Jogo labirinto da
tabuada (Pontuação: 100 pontos pra o vencedor)
7º
Desfile da garota Matemática (caracterizada de personagens da História da
Matemática), (Pontuação: 100 pontos pra os alunos da turma da garota vencedora);
PRODUTO
FINAL:
Os
quatro alunos mais pontuados de cada turma serão selecionados para o confronto
final. 4 do 6º ano,4 aluno do 7º ano, 4 alunos do 8º ano e 4 alunos do 9º ano.
Eles irão representar sua turma e demonstrar o aprendizado construído. dentre
os dezesseis alunos classificados para a final os quatro primeiros serão
premiados com prêmios de honra ao mérito. O confronto final deverá ter 7
provas, onde os alunos deverão demonstrar no pátio da escola a aprendizagem
construída durante a execução do projeto.
AVALIAÇÃO:
Será
diagnóstica, processual e contínua, partindo de observações e acompanhamento
das atividades proposta no decorrer do campeonato.
REFERÊNCIAS:
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares
Nacionais:
Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.
PERRENOUD, Philippe - Dez novas competências para ensinar;
trad. Patrícia Chittoni
Ramos – Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
SANTOS, Sandra Augusta. Explorações da linguagem escrita nas aulas
de Matemática.In:
LOPES, Celi Aparecida Espasandin. Escritas e leituras na
educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
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